Nos Anos
Finais do Ensino Fundamental, principalmente do 6º e 7º ano, a Escola ocupa-se
com a transformação da infância para a adolescência. A aprendizagem se
encaminha do concreto para o abstrato. Essa transição, sob o ponto de vista
cognitivo e estrutural, estão interligados ao aspecto emocional do aprendiz. As
relações mudam em função das características da fase, o grupo se modifica, há
uma cisão entre meninos e meninas.
Já no 8º e
9º ano configuram-se a entrada do pensamento abstrato formal. O educador
necessita elaborar a aprendizagem baseado na relação de negociações. A partir do
8º ano fortalece e retorna a proximidade de meninos e meninas. O grupo tem
importância na formação da identidade individual.
O Ensino Fundamental, tem como proposta
uma educação que contempla o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo,
social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla. Faz parte dessa
longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais
e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É
imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca
constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que
considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a
persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.